Blogs como espaço de formação

Incentivada pelas atividades desenvolvidas na disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas na FACED/UFBA, tenho cada vez mais insistido em incluir a criação de blogs como parte integrante de disciplinas que leciono.

Adriane Halmann ao analisar o movimento de professores na construção de seus blogs diz que existem alguns princípios que apareceram como fundamentais no processo, como a autoria, a visibilidade, a valorização, a colaboração, a implicação e aceitação de grupo, além da premissa de que enquanto educadores, somos sujeitos em constante formação.

Para além da formação de professores, tenho compreendido o blog como a porta de entrada para a produção de conteúdos na e para web. Desse modo, compreendo que quando inserido em um processo formativo consistente,  o “novo blogueiro” se depara com questões éticas e estéticas da escrita e da publicização de informações na sociedade contemporânea, podendo romper com o papel de mero consumidor de informações e produtos.

Desse modo, o blog configura-se como um elemento estruturante na formação de pessoas com as mais diferentes fluências tecnológicas e nos mais diferentes cursos, seja de pedagogia, de administração, de informática…

Para aqueles que foram desafiados a fazer o seu primeiro blog, e ainda não sabem por onde começar, fiz uma lista de alguns serviços de blogs gratuitos que eu já experimentei:

Software Livre Brasilwordpress logoLogo Unifreirelogo blogspotWebnode logo

 

Outras dicas e sugestões podem ser encontradas em:

http://www.escolacriatividade.com/as-10-melhores-plataformas-para-criar-um-blog/

http://info.abril.com.br/forum/viewtopic.php?t=7122

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s